O inspirado compositor italiano Nino Rota, realizador das mais lindas trilhas sonoras para Cinema, nasceu Giovanni Rota Rinaldi emMilão, nos idos de 1911, vindo a falecer em Roma no ano de 1979.
Nino Rota, acredito, jamais poderia imaginar, que suas lindas trilhas sonoras para Cinema, como a trilha do Filme “ Romeu e Julieta “- “ Romeo and Juliet ” de Franco Zeffirelli ou o Tema do Filme “ O Poderoso Chefão “ , “ The Godfather “ de Francis Ford Coppola, fossem hoje utilizadas no Repertório Musical de tantos Casamentos, embalado o sonho de Amor de tantos Noivos ao redor do mundo.
Além de Zeffirelli e Coppola, Nino Rota musicou Filmes de outros importantes diretores de cinema italianos, como Federico Fellini, Luchino Visconti e Mario Monicelli.
Mais tarde, Nino Rota foi para para a América, estudando Música com relevantes nomes como Fritz Reiner– orquestra e Rosario Scalero– composição.
Após este período nos USA, Nino Rota regressou à Itália, licenciando-se em Literatura pela Universidade de Milão.
Além das Trilhas de Filmes, Nino Rota, também compôs para Ballets como “Amor Di Poeta “ em 1978 para Maurice Bejart.
Nino Rota, diversificou a sua atuação na Música compondo também para várias produções teatrais de Visconti, Zefirelli e de Filippo.
Algumas de suas trilhas sonoras para Cinema que ficaram famosas:
- 1960 La Dolce Vita
- 1963 8½
- 1965 Giulietta degli spiriti
- 1968 Romeo and Juliet
- 1972 The Godfather
- 1973 Amarcord
- 1974 The Godfather: Part II
Nenhum comentário:
Postar um comentário